sábado, 20 de outubro de 2012

Novo Mercado da Música


 

 

 

A internet possibilitou  que acontecesse uma revolução na forma como as pessoas adquiriam a música para consumo, através de sites e compartilhamento a troca de arquivos musicais tornou-se o grande filão do mercado e ao mesmo tempo uma dor de cabeça para a indústria fonográfica. Também os autores músicos viram-se confrontados com uma nova maneira de expor seus trabalhos a um custo baixo e sem as amarras contratuais que muitas vezes eram abusivas e engessava o músico em um mercado restrito e saturado. A saída para a indústria fonográfica foi  se aliar a esta nova modalidade de compartilhamento digital visando recuperar o mercado perdido buscando diferentes alternativas para promover obras de artistas e gerar dinheiro. Afastando-se do modelo de vendas de cd’s com suporte físico, apostaram em uma nova fórmula de mediação entre produtores e consumidores.

Emergência de novas formas de distribuição e consumo de arquivos musicais digitalizados, compartilhamento por peer-to-peer, compra de música por internet ou telefones celulares, entre outros meios de disponibilização de arquivos digitais pelos grandes portais, que obtém licença de obras gravadas para distribuir a outras companhias ou vender aos consumidores finais, facilitou de certa forma aos produtores no sentido de ampliação do publico consumidor, mas se configurou em uma nova forma de intermediação e pulverização dos preços, assim como a falência da indústria tradicional que não se adaptou ao novo paradigma do mercado. A pirataria de conteúdo também é um fator competitivo negativo neste mercado, pois o consumidor muitas vezes não esta disposto a pagar pelo conteúdo disponível gratuitamente mesmo que seja de forma ilegal.

De modo geral a revolução digital no mundo do compartilhamento teve um perdedor, a indústria fonográfica que não entendeu os novos rumos do mercado e um vencedor que se configura no consumidor que tem disponibilizado nos grandes portais de forma paga ou gratuita, uma infinidade de estilos de música para qualquer gosto.