sábado, 3 de setembro de 2011

ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA

A tecnologia da informação aplicada à logística possibilita uma gestão mais eficiente dos recursos, e uma visão em tempo real dos processos envolvidos, impactando diretamente sobre a cadeia de distribuição, fazendo com que as empresas reformulem suas estratégias operacionais através de um planejamento da informação, que leve em conta que as tecnologias são a principal ferramenta para manter seus processos enxutos e competitivos.
Palavras - chave; Informação; Logística; Tecnologias.

As tecnologias da informação colocam a disposição dos administradores, recursos que possibilitam tomadas de decisões mais exatas e confiáveis, envolvendo toda cadeia produtiva, possibilitam dar uma visão global de todos os processos e seus desdobramentos dentro da organização.
Segundo Felipini (2008), ”[...] A tendência hoje é a busca pela integração, de tal forma que fornecedores tenham acesso on-line as suas necessidades e possam imediatamente suprir os produtos demandados.”
Este estudo demonstra que a tecnologia da informação é um instrumento facilitador para o pleno funcionamento dos processos produtivos e logísticos, e acarreta mudanças no relacionamento das cadeias produtivas e de distribuição.

Segundo Felipini (2008), “A possibilidade das pessoas e empresas poderem se comunicar, interagir e transacionar através da rede mundial dos computadores é uma das faces da mudança [...]”. Esta mudança esta se refletindo também na cadeia de distribuição, pois a adoção de canais alternativos de informação permite que consumidores adquiram produtos direto da fábrica ou atacado, diminuindo assim a cadeia de distribuição, resultado este possível graças à adoção da tecnologia da informação. Em contrapartida preços menores, pois não agregam custos de inúmeros canais distributivos.
Segundo Felipini (2008), “[...] Em decorrência da nova tecnologia que possibilita o acesso direto ao consumidor, através de um site de e-commerce.”, novamente toda a cadeia produtiva e de distribuição é afetada.

O planejamento de recursos produtivos através de aplicativos e softwares facilita a tomada de decisão, pois é possível acompanhar as necessidades dos recursos necessários ao longo de todos os elos da cadeia produtiva em tempo real.
Segundo Leite (2003), “Este aumento de visibilidade da demanda no planejamento deve por si só reduzir significativamente os tempos de ciclo de suprimento/distribuição [...].”
Sendo assim os níveis estratégicos, táticos e operacionais, deverão planejar o fluxo de informações dentro de suas competências, para maximizar os resultados e também estarem preparadas para absorver os impactos que a tecnologia da informação pode ocasionar a seus negócios, pois a concorrência investirá agressivamente também em tecnologias e planejamento para ampliar seus resultados.
No mercado globalizado em que as exigências por mudanças são quase constantes, e que cada período curto de tempo os mercados se reconfiguram, as tecnologias de informação são um aliado estratégico que por vezes dependem a sobrevivência das empresas.
Na logística a informação é de crucial importância para o eficiente funcionamento dos processos e a interligação dos canais produtivos e de distribuição.
As constantes inovações e mudanças tecnológicas permitem cada vez mais um ganho de produtividade e um maior controle e visibilidade dos processos logísticos.

5 REFERÊNCIAS
LEITE, Ricardo. . Novas Tecnologias para o Mercado Logístico: Disponível em: Acesso em 26 mar. 2009
FELIPINI, Dailton. A internet e as novas regras do jogo: Disponível em: Acesso em 27 nov. 2008
FELIPINI, Dailton. A internet na gestão de fornecedores: Disponível em: http://www.e-commerce.org.br/Artigos/internet_fornecedores.htm> Acesso em 27 nov. 2008


CLAUDIO ZAMORA- Tecnologo em logística

Nenhum comentário:

Postar um comentário