sábado, 3 de setembro de 2011

Armazenagem


Armazenagem e movimentação de materiais são estratégicas para obtenção de resultados, as tecnologias estão revolucionando todo supply shain, possibilitando ao administrador visualizar e aperfeiçoar cada elo da cadeia. A mão-de-obra também vem sofrendo o impacto destas tecnologias, devendo estar constantemente atualizada para que a vantagem tecnológica não se perca e possa significar um investimento com retorno garantido, e acima de tudo agregar valor que será percebido pelo cliente como vantagem de ter o produto no local e hora desejada.
A armazenagem é um dos pilares da operação logística e inclui atividades destinadas à guarda temporária, distribuição e determinação do número de depósitos, e vem ao longo dos anos sofrendo modificações com a introdução de novas tecnologias, que conferem agilidade e automação no fluxo de mercadorias ao longo do supply shain.
As mudanças no comportamento do consumidor alavancam o surgimento de novos canais de distribuição e uma nova dinâmica administração dos armazéns.
Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância das novas ferramentas disponíveis para a armazenagem e a movimentação de materiais, agregando valor ao produto e conseqüentemente atendendo as expectativas do cliente ao longo de toda cadeia produtiva.
Segundo MIRA, (2005 p.64), “As técnicas e práticas da armazenagem vêm passando por grandes mudanças nos últimos anos. Novos conceitos têm sido empregados para conferir maior agilidade ao longo do supply shain”.
As empresas necessitam armazenar produtos, seja matéria prima, produtos em processo ou produtos acabados, até serem vendidos, gerando neste processo, custos inerentes que devem ser minimizados com a aplicação de novas tecnologias e novos conceitos de armazenagem. Segundo XAVIER, (2009 p.29), “Novos tecnologias podem promover grandes avanços na comunicação interna e externa, fazendo com que a informação certa esteja disponível para a pessoa certa no momento certo”.
A tecnologia da informação é um recurso essencial na gestão da armazenagem e coordenação das atividades dentro de um armazém com seus inúmeros softwares e hardwares, possibilitam ao gestor uma enorme gama de possibilidades e combinações para maximizar o espaço físico e o fluxo de materiais e informações, podendo ter controle em tempo real de inúmeras variáveis relativas ao processo.
A logística interna dos armazéns ou movimentação compreende um conjunto de atividades de gerenciamento de fluxos de informação e materiais, utilizando ferramentas tecnológicas e mão de obrar treinada para atividades de movimentação, assim como equipamentos adequados ao layout do armazém e as atividades básicas, ou seja, recebimento, estocagem, movimentação interna, reposição, separação, embalagem, carregamento.
O impacto causado pela tecnologia da informação no gerenciamento dos armazéns pode ser exemplificado pelo WMS, sistema de gerenciamento de armazéns, segundo BENZATO (1998 p. 44), “[...] WMS como a integração de software, hardware e equipamentos periféricos para gerenciar estoque, espaço, equipamentos e mão-de-obra em armazéns e centros de distribuição”, esta ferramenta permite uma visão em tempo real das movimentações e informações administrativas, assegurando maior acuracidade das decisões.
O sistema de armazenagem na atualidade existem para flexibilizar, agilizar, facilitar o fluxo de materiais para que chegue ao cliente dentro dos prazos, custos e qualidades competitivos, para isto o administrador conta com inúmeras ferramentas tecnológicas, (hardware e software), contando ainda com uma mão-de-obra em constante treinamento para absorver as novas demandas tecnológicas e aplicá-las de forma eficiente e obter resultados que agreguem valor ao produto e ao cliente ao longo de toda cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário