sábado, 3 de setembro de 2011

GESTÃO DE PESSOAS

As organizações devem ser uma unidade operacional coesa, com objetivos em comum, cabe ao gestor de pessoas, consolidar este objetivo, através dos processos de prover, manter, desenvolver e monitorar seu quadro funcional, através da interface destes processos, obter respostas rápidas e seguras, assegurando assim a qualidade de seus produtos e serviços, visando a satisfação do cliente interno e externo, contribuindo para a perenidade da organização.
O Profissional de gestão de pessoas está valorizado, devido as suas competências e habilidades, principalmente porque este profissional pode melhorar os resultados financeiros da organização em que trabalha, pela aplicação eficiente dos processos referente à gestão.
É um desafio para aqueles que se ocupam da administração dos recursos humanos, contratar e reter talentos e desenvolve-los, para atingir as metas da organização, para isso contam com ferramentas de gestão interdependentes, que se completam e dão suporte para um efetivo controle dos resultados obtidos com o gerenciamento dos colaboradores.

Segundo RIBEIRO, (2007, p. 29), “O sistema de gestão de pessoas é uma ferramenta estratégica, de suporte para a organização administrar pessoas.” Estamos em um ambiente empresarial competitivo, tanto externamente como interno nas empresas, internamente esta competição alcança os colaboradores, que através de suas competências almejam atingir topos hierárquicos que lhes dêem visibilidade e status. Profissionais que atuam no recrutamento deverão estar atentos ao processo de provisão, para além de prover a organização com pessoas talentosas, também busquem identificar uma postura ética para os relacionamentos e conduta profissional, cabe ao processo de aplicação analisar o desempenho do profissional, segundo RIBEIRO, (2007, p 31), “[...] experiência e habilidades pessoais (de ordem comportamental) e habilidades técnicas exigidos do ocupante.” para que o equilíbrio no ambiente de trabalho favoreça um bom desempenho de suas funções.).”

A organização busca através da integração dos processos de gestão da mão-de-obra, acompanhar de forma sistêmica a evolução de seu quadro de colaboradores, buscando intervir quando necessário para a correção de rumos, segundo FALCONI (citado dor BOING, 2007, p. 37), “[...] é preciso entender que os processos da organização estão interligados, qualquer um deles pode prejudicar o atendimento do objetivo principal [...]”, manter os colaboradores sadisfeitos com benefícios, remuneração, instituir relações sindicais colaborativas, para isso é necessários que os mesmos sejam treinados e desenvolvidos para terem uma percepção holística da empresa, e se verem parte integrante dos resultados.

Manter organizações competitivas através do seu quadro colaborativo é papel do gestor de pessoas e para este fim existem atividades básicas como prover, aplicar, manter e desenvolver e finalmente monitorar sua mão de obra.
Estas atividades são interligadas e garantem ao gestor um controle eficiente de cada etapa do ciclo de vida de um colaborador, o domínio destas ferramentas e sua interdependência garantirão para a organização um importante e estratégico apoio para o atendimento de suas metas.

Os desafios da gestão de pessoas esta diretamente ligada à diversidade da mão-de-obra, seus anseios, objetivos e expectativas quanto à organização. O gestor deverá configurar sua equipe para que a mesma seja uma unidade social altamente sofisticada.
Segundo GOLDBARG (1995, p. 54), “Reunir um grupo de pessoas e providenciar recursos e apoio para seu trabalho não resulta obrigatoriamente um time”. É necessário então ferramentas cientificas de apoio ao gestor, mapas e indicadores para correção dos processos aplicados e monitoramento constante, para que instabilidades não afetem os resultados da organização, somente com a visão holística de todo processo é possível chegar aos resultados esperados.

Claudio Renato Zamora Costa- Tecnólogo em logística

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