sábado, 3 de setembro de 2011

Relatório descritivo do sistema produtivo.


Este relatório discritivo aborda uma análise do sistema produtivo de uma panificadora, seu layout, processos de armazenagem, estoques em processo, distribuição, e tem como objetivos propor melhorias eventuais que busquem a maximização do espaço físico, e melhoria no ambiente de trabalho através da implantação do 5S. O nome da empresa e localização foi mantido em sigilo devido à ética profissional e as sugestões propostas ficaram a critério da diretoria da empresa adotar ou não conforme o relatório operacional e citações incluídas no texto têm o objetivo de configurar o caráter científico das soluções propostas.
Um sistema de produção mais eficiente, habilitado a atender as demandas de um mercado consumidor em crescente desenvolvimento deve ser a preocupação de todos os gestores, Mas quando saímos da teoria e observamos na prática das empresas conseguimos visualizar o quanto esta realidade esta distante do ideal preconizado pelas teorias.
A produção enxuta tem como meta a perfeição, buscando custos continuamente menores, qualidade crescente, tendendo a zero defeito e eliminando o excesso de inventários. Segundo MOURA (2002), “[...] a eliminação da perda é fundamental. Enxuto inclui muitas técnicas, as quais se tornaram familiares no ocidente como Just-in-time (JIT), Kaizen e Kanban”.
Verifiquei na prática inúmeras discrepâncias, no que diz respeito ao ideal preconizado pela produção enxuta, máquinas desatualizadas, estoques em processo sem controle (kanban), mão de obra com pouco cuidado higiênico, sem sistemas de proteção e prevenção de acidentes, (pokaioque) e excesso de inventários.
Segundo SOUZA et al. (2009 p. 11), “Entende-se por arranjo físico, um modo de aperfeiçoar os processo de organização , tendo em vista que o mesmo , se bem definido pode causar um impacto sobre as atitudes e satisfação dos clientes”.O arranjo físico das instalações e maquinário da fabrica podem ser reorganizados visando eliminar atividades que não agreguem valor e possibilitando que trabalhadores e equipamentos atuem de maneira mais eficaz sem que um atrapalhe o outro. Um arranjo físico bem projetado gera desempenho competitivo para empresa, neste caso identificou-se que a empresa adota um misto de layouts por processos e produto.
Os insumos para fabricação dos pães são adquiridos de inúmeros fornecedores, conforme entrevista com encarregado da produção, esta estratégia visa assegurar o fornecimento e atuar como uma ferramenta de negociação buscando a competição para melhoria de preços e prazos de pagamentos dos referidos insumos.
A armazenagem dos insumos segue o modelo PEPS, devido à perecibilidade do produto e o ciclo produtivo ininterrupto. Nota-se que a armazenagem não conta com nenhum sistema integrado a produção, o fluxo do material necessário é suprido à medida que a produção avança e o insumo em processo e reduzido, sendo percebido que o abastecimento é feito visualmente, sem utilização de software de apoio.
Segundo CADORE E GREUEL (2006 p. 51), Processo, em uma das definições do Dicionário de Administração, “é o conjunto de atividades realizadas numa seqüência lógica e que gera um resultado que tem valor para os clientes” (LACOMBE, 2004, P 254). A produção em questão é em lotes padronizados, cada lote é específico e os estoques em processo ficam a disposição no chão da fabrica sobre palets.
A distribuição é feita com frota própria e também com veículos terceirizados, para rede de varejo, distribuída na região metropolitana.
Os processos de panificação não diferem muito entre si, é um processo simples de fácil condução, deste que os operadores conheçam todos os fatores que determinem o sucesso da operação como: equipamentos adequados e uso de matérias-primas apropriadas, aplicação correta do processo de fabricação. Como todo processo produtivo há uma lacuna entre o real e o ideal, pode-se constatar pontos fortes e fracos na administração e logística de produção, as melhorias sugeridas com base nos estudos acadêmicos poderão ser analisadas e implementadas pela indústria, para obter um ganho maior na produtividade e aumentar a lucratividade

Claudio Renato Zamora Costa- Tecnologo em logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário