sábado, 3 de setembro de 2011

MARKETING


Quando vejo estratégias de consolidação de produtos e serviços ser deflagradas em diversos cenários econômicos, penso que marketing é sempre bom, independente da situação: se está boa melhora, se esta ruim ajuda a sair da crise, então, creio que marketing é o relacionamento entre agentes econômicos que estão configurados entre estado, empresas e famílias e o resto do mundo. O marketing deve estar interiorizado na empresa, em cada colaborador independente do tamanho, parece idealismo, mas cada um precisa saber onde está e aonde quer chegar.
Falo como Tecnólogo em logística, e tenho como parâmetro canais de distribuição e sua otimização para que a transferência de posse de um produto se dê pelo menor custo ao cliente e maior ganho a cadeia produtiva, isto é uma engenharia complexa, que pretende aperfeiçoar relações de intercâmbio de tecnologias dentro do suply chain.
Mas dentro da visão acadêmica, busco respostas para o trad-off das relações intra-operacionais e econômicas da cadeia produtiva: Quem vai pagar a conta dos inúmeros processos de enxugamento de custos, que na lógica do sistema sempre é empurrado para o elo seguinte da cadeia? O consumidor. Sempre ele, (nós), caberia ao markenting solucionar este ganha-perde de todo processo produtivo? Ou seria idealismo imaginar um sistema produtivo e de consumo em que todos ganhem sem perdas? Penso no marketing como minimizador de diferenças entre setor produtivo e o cliente, através dos seus canais de distribuição na busca incessante de tornar imperceptíveis custos operacionais agregados ao produto exposto na prateleira, para isso usa de inúmeros artifícios inerentes a ciência mercadológica. A logística como ferramenta do markentig cabe a tarefa de agregar valor máximo ao produto em todo o seu ciclo de vida para que seja lucrativo e acima de tudo rentável e remunere de forma adequada toda cadeia produtiva para que esta perenize suas atividades. Então poderemos pensar no marketing como um facilitador?

claudio zamora- Tecnologo em logistica

Nenhum comentário:

Postar um comentário