sábado, 3 de setembro de 2011

MÉTODOS DE CUSTEIO

O mercado competitivo força as empresas a serem criativas e flexíveis, seus gestores devem conhecer profundamente seus processos internos, sabendo onde e como os gastos incidem sobre seus produtos, com objetivo de eliminar atividades que não agreguem valor ao cliente, e escolher adequadamente o sistema de custeio é uma condição essencial para mensuração dos custos. Este trabalho visa dar uma visão geral sobre dois sistemas de custeio, variável e por absorção, sua importância na gestão de custos e na tomada de decisões.

No atual cenário econômico do século XXI, em que a globalização aproxima mercados e torna a concorrência mais acirrada, os sistemas de custeio que as organizações adotam para tomada de decisões, podem tornar-se uma ferramenta fundamental para diferenciá-las nesta competição.
As inovações tecnológicas no ambiente produtivo são um desafio para gestores de custos, que devem identificar variáveis, e aloca-las ou não ao cálculo do processo fabril, ao longo de toda a cadeia produtiva, para isso o principio de custeio deverá ser apropriado e aplicado de acordo, para que haja um resultado esperado para a organização.
Segundo Bornia (2002, p.27), “Os sistemas de custos devem proporcionar acurada mensuração do valor agregado ao longo de toda cadeia produtiva, com base para a tomada de decisões estratégicas e operacionais”.

Segundo PADOVEZI ( 2006, p. 175) “É o método legal e fiscal que utiliza, para formar o custo unitário dos produtos e serviços, apenas os gastos da área industrial”.
Estes gastos aplicados diretamente na produção deverão ser incorporados aos produtos no período, ao longo de toda cadeia produtiva, identificando os custos resultantes das atividades produtivas, separando-as para uma melhor mensuração dos custos e alocação adequada. Segundo MOURA (2005), “[...] é a locação integral dos custos do ciclo operacional interno [...]”.
O sistema de custeio por absorção, atende a legislação comercial e fiscal Brasileira, e é adotado pelas empresas para reportar a apuração dos resultados, e está particularidade é uma vantagem do custeamento por absorção, pois seus resultados poderão ser aceitos pata preparação de demonstrações contábeis. Outra vantagem do custeamento por absorção é que oferece subsídios para tomada de decisões em longo prazo, favorecendo assim ao planejamento estratégico da organização.

É a apropriação somente dos custos variáveis diretos e indiretos, segundo LOPES, (citado por MOURA 2005, p. 130) diz que custeio variável é “o processo de apuração de custos que exclui os custos fixos”, ou seja, a empresa apropria-se de todos os custos variáveis diretos e indiretos e os resultados variam em função das vendas, este método é ideal para tomada de decisões em curto prazo, pois identifica a margem de contribuição, possibilita identificar a margem de equilíbrio e decidir entre fabricar ou comprar ou deixar de produzir uma linha de produto.
O custeio variável confere ao gestor uma visualização para correção de problemas cujas soluções são de curto alcance

Os métodos de custeio abordados neste trabalho são antagônicos em suas posições, mas complementam-se em relação aos objetivos empresariais.
O custeio por absorção atende a legislação fiscal e a tomada de decisões em longo prazo, e o custeio variável fornece informações para tomada de decisões a médio e curto prazo. Caso a organização tenha como objetivo único respeitar e se enquadrar dentro da legislação fiscal, adotará o método de custeio por absorção, caso queira utilizar as informações para tomada de decisões adotará o custeio variável como forma complementar, sendo que a decisão sobre o método adotado pela organização está relacionada aos objetivos desta, e certamente escolherão a que melhor atender suas necessidades.


Claudio R. Zamora Costa - Técnologo em Logística

Nenhum comentário:

Postar um comentário