sábado, 3 de setembro de 2011

SISTEMAS DE PRODUÇÃO

As sociedades para se manterem vivas e dinâmicas, criaram inúmeros sistemas de produção, tendo como mola propulsora suas necessidades, inicialmente artesanal, para suprir demandas particulares ou restritas a determinados grupos. Com a evolução social, ampliação dos centros urbanos, novas demandas foram surgindo, segundo Beckedorff e Garcia (2007, p. 11), “A partir da revolução industrial o homem muda radicalmente a forma de produzir bens e serviços”, esta mudança possibilitou atender uma crescente demanda por parte das populações e do mercado de consumo que estava em fase de implementação.
Os avanços técnicos possibilitaram a melhoria dos processos produtivos, ganho na qualidade, produtividade e alocação de uma mão de obra mais especializada que se formava em função das novas técnicas de produção.
Os sistemas de produção empregados nas atividades para criação de bens e serviços foram se adequando a divisão de tarefas voltada para produção de quantidades maiores, sistemas de produção contínua, intermitente em lotes e sob encomenda, visando atender expectativas variadas do mercado consumidor como, quantidades produzidas, quantidades encomendadas, previsão de vendas e sazonalidade de consumo.
Os sistemas produtivos estão constantemente se adequando as necessidades do mercado para que consigam cumprir sua finalidade maior, ou seja; agregar valor para o cliente, entregando no prazo, no lugar e no preço esperado.

Claudio Renato Zamora Costa- Tecnólogo e

Nenhum comentário:

Postar um comentário