sábado, 3 de setembro de 2011

LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa é focada na operacionalização, ela é responsável pela volta do produto ao seu ponto de origem ou pelo reuso ou reaproveitamento do próprio bem ou partes que o constituem, fazendo com que volte ao ciclo produtivo e ao negócio.
O consumo de bens e serviços em crescente demanda, gera a necessidade de solução em escala no que diz respeito à destinação dos resíduos e expurgos, gerados pelo consumo e por atendimento de pós-vendas no que diz respeito a garantias, devoluções etc..
Esta demanda agora atendida gera uma necessidade que em tempos não muito distante não tinha a importância que hoje damos como o destino do lixo e produtos do pós- consumo e pós-venda.
As mudanças climáticas, ocasionadas pela poluição ambiental, foram fatores que motivaram as empresas a adotar a logística reversa, além claro da motivação econômica.
No contexto a logística reversa assume uma importância cada vez maior na cadeia de suprimentos, pois na prática responsabiliza cada elo da cadeia pelo destino final dos refugos, para que estes retornem ao processo produtivo ocasionando menor impacto possível.
A motivação para logística reversa são no sentido de responsabilidade ecológica, requisitos legais, salvaguarda das empresas, imagem, proteção pessoal, pressão do mercado, qualidade de vida e sempre objetivando lucro.

Claudio Renato Zamora Costa- Tecnólogo em logística

Nenhum comentário:

Postar um comentário